domingo, maio 25

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

A implantação da Lei 10.639 de 03 de janeiro de 2003, que introduz o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira no ensino fundamenetal e médio, fez com que o educador entendesse a necessidade de participar ativamente no processo de estimulação da auto-estima dos nossos estudantes na sua grande maioria afro-descendentes, contribuindo para o desenvolvimento da sua identidade étnica, no entendimento da cultura africana, que deu origem em particular a cultura baiana, tão festejada por todos aqueles que nos visitam.

A tarefa em desenvolver a identidade étnica dos nossos alunos é árdua, porém, com um estimulo permanente, numa construção do seu próprio eu, valorizando-o, enfatizando as matrizes africanas, como os oráculos, os mitos, o candomblé, os orixás, abordados de forma clara e verdadeira, internalizando neles afirmações positivas, para que possamos transformá-lo, em um ser mais digno, conhecedor das suas raízes, aceitando-as, como afro-brasileiros que somos, com orgulho dos nossos antepassados, produzindo sua própria conduta, sua própria idéia, sobre o seu berço, seu costume e sua cultura.

Diante dessa afirmativa, os professores Walmir Cirne e Lênia Telles, do Colégio Estadual Luiz Vianna, elaboram um projeto sobre esta temática o qual é apresentado aos alunos, que encontram neles uma grande receptividade e de imediato encampam a proposta exceto àqueles evangélicos que se mostraram resistentes, mas que ao desenrolar da atividade entenderam a real proposta do trabalho.

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