segunda-feira, maio 26

ARTE E EDUCAÇÃO

No momento em que a arte é posta em questão, como uma estratégia importante para a educação dos alunos em função das múltiplas linguagens artísticas como: a música, a dança, o teatro e as artes visuais, através da qual, o estudante poderá interagir com maior liberdade, é que surgiu essa proposta mediante a observação e percepção de atividades artísticas, sobretudo nas artes visuais. Esta linguagem vem revelando ao longo do tempo em nossos estudantes interesse pela construção da forma, com a qual a realidade nos apresenta, demonstrando sensibilidade e criatividade, no emprego de suas potencialidades. A função ambivalente que a forma cumpre em nossos dias, resulta da subordinação ou não sobre o conteúdo, ao tempo em que define essa mesma situação dentro de um contexto maior de conhecimento. Essa discussão entre forma e conteúdo vem desde a Idade Média onde Aristóteles denomina: “o ente conceptual de uma coisa”. Outro aspecto da forma é sua simbologia ou representação.

Segundo a Drª. Graça Ramos:“Os símbolos são arquétipos universais utilizados pelo criador ou artista e representam um mundo interior ou exterior para definir formas do macro ou micro universo. Eles podem representar a realidade ou mesmo uma idéia, um sonho, uma ilusão
.

Nenhum comentário: